quarta-feira, 9 de junho de 2010

Connellsville: curiosidades

Connellsville é uma cidade no Condado de Fayette, na Pensilvânia, Estados Unidos da América, 92 km a sudeste de Pittsburgh no rio Youghiogheny, afluente do rio Monongahela. Faz parte da área metropolitana de Pittsburgh. Actualmente vivem em Connellsville mais de 9000 pessoas, segundo o censo de 2000.

Essencialmente, a população é constituída por pessoas de raça branca (mais de 90%).

Durante a Guerra Francesa e Índia, o exército britânico, comandado pelo General Edward Braddock, aproximou-se de Fort Duquesne e atravessou o rio Youghiogheny na passagem de Stewart, que fica situada no meio do que é hoje a cidade de Connellsville.

Connellsville foi oficialmente fundada como município em 1793, e como uma cidade a 1 de Março de 1806 por Zachariah Connell, um capitão da milícia durante a Revolução Americana.

Esta cidade é muito rica em carvão e no princípio do séc. XX , devido à riqueza proveniente da extracção desse mineral, havia em Connellsville mais milionários per capita do que em qualquer outro lugar do país e, possivelmente do mundo. Por essa altura, a população excedia as 22000 pessoas.

A exploração do carvão e a sua transformação tornaram-se a principal fonte de emprego e rendimento local e trouxe uma grande riqueza para a região de Fayette, embora, essa prosperidade se tenha mantido restrita a uma certa elite. Esta indústria atraiu muitos imigrantes italianos e eslavos.

Quando surgiram outros processos de produção de energia, a indústria do carvão foi à falência e com ela, a economia do Condado de Fayette.

Connellsville foi o berço de dois atletas olímpicos em destaque na primeira metade do séc. XX: Johnny Lujack (futebol americano) e John Woodruff (atleta).

Connellsville foi fundada a 1 de Março, tal como Tomar!


Este texto foi adaptado por mim e apresentado aos meus colegas numa aula de História. No próximo post verão algumas fotos que também foram mostradas.

Sem comentários:

Enviar um comentário