quinta-feira, 8 de abril de 2010

Crítica de Inês São Pedro

Mistério em Connellsville, da autoria de Beatriz Neves Barroca, é uma narrativa em que a personagem principal, Magnólia, tem que lidar não só com a sua vida mas também com uma investigação, levada a cabo por ela própria, a alguns desaparecimentos ocorridos na localidade para onde se muda.

Intercalando os sentimentos de Magnólia em relação ao que a rodeia com o desenvolvimento da sua “investigação”, a autora consegue criar uma personagem cativante e, de certa forma, misteriosa, que nos deixa a pensar se não será esta um reflexo da própria Beatriz. Também as demais personagens, apesar de não muito desenvolvidas a nível psicológico, dando-nos apenas a ideia base dos intervenientes para que possamos entender o seu papel na história, são interessantes e realistas. Um ponto fraco desta narrativa acaba por ser o “mau da fita”, cuja acção provoca a reacção de Magnólia, pois todo o conceito de doença mental que o rodeia parece ter, por vezes, algumas incongruências.

Não obstante, uma vez que a narrativa não tem enredos cruzados, torna-se de fácil e rápida leitura. O fio condutor é simples e, consequentemente, a história tem um “rumo” lógico, que prima por não conter exageros na história e, portanto, torná-la agradável.

5 comentários:

  1. Descubri o teu livro no blogue da editora e achei piada à sinopse e como tal resolvi dar um pouco de atenção ao teu livro :) e ainda bem :)

    tens escrito? tens mais algum projecto em mente?
    olha, vou enviar-te um url de um forum de jovens escritores: www.fanficmaniapt.forumeiros.com
    dá uma espreitadela ;) é só pessoal porreiro ;)

    ResponderEliminar
  2. http://www.forum.pt/myblog/myblog/943

    cá está o dito cujo xD
    se der, comenta lá :P
    bjinho

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Ainda não encontrei o teu livro por aí porque não tenho andado pelas livrarias...falte de tempo! Mas não me esqueci de ti nem do teu livro!

    Bom fim de semana!!!

    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    Infelizmente ainda não encontramos o teu livro à venda nas livrarias onde procuramos. Mas vamos continuar à procura. Alguma dica??

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Eu já dei um vista de olhos aqui nas livrarias mas ainda não o encontrei. Ainda me falta uma mas essa está fechada devido ao temporal que inundou a baixa (vivo no Funchal). Mas assim que o encontrar coloco a minha opinião lá no blogue.

    Bjinhos*

    ResponderEliminar